Marketing 4.0, a nova revolução estratégica

Conheça o Marketing 4.0 e entenda a influência dessa estratégia na sua empresa.

Marina Paixão

Product Owner

28 de setembro de 2022 Marketing

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano, na forma como nos relacionamos com as pessoas, como adquirimos conhecimento e, também, na forma como consumimos. Tendo em vista esse fato, o mercado e os serviços oferecidos pelas empresas precisam se adaptar para atingir o seu público.


As estratégias de venda também sofrem evoluções nesse sentido e é aí que o Marketing 4.0 surge como uma nova estratégia de abordagem de público/ consumidor.


O que é o Marketing 4.0?

Antes, para atrair consumidores, bastava fazer uma propaganda na TV, em revistas ou em outdoors, mas hoje em dia essa estratégia já não é o suficiente. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, é preciso criar uma relação de empatia com os clientes. 


Segundo Kotler, um dos maiores especialistas em marketing, o Marketing 4.0 veio como uma revolução para essa área. Ele busca unir o Marketing Digital com o Tradicional, juntando os principais pontos fortes dessas duas modalidades.


Os consumidores têm, cada vez mais, buscado opiniões de fontes online sobre o produto ou marca em que estão interessados, mas também valorizam as relações mais humanas, no offline; afinal, a experiência de eles se sentirem valorizados e notar que a empresa realmente entende suas dores, faz com que sua empresa, produto ou serviço ganhe cada vez mais interesse deles. 


A forma tradicional do marketing não deixará de existir, porém, é no Marketing Digital que o retorno dos investimentos é maior para as empresas — daí a importância de unir os dois métodos.


Conheça as eras do Marketing

Para contextualizar a evolução do marketing até a chegada do 4.0, vamos apresentar as versões que surgiram antes dele:


  • Marketing 1.0

A primeira era do marketing surgiu no início da Revolução Industrial, e era caracterizada pelo foco na alta produção, com baixa personalização de produtos. O objetivo era produzir o máximo possível, para que a venda fosse realizada rapidamente.  


Havia pouca concorrência entre as empresas na época, e a estratégia de marketing adotada era divulgar para o maior números de pessoas possível, sem um público-alvo definido.


  • Marketing 2.0

Quando a concorrência começou a surgir, as empresas precisaram criar estratégias para se destacarem. Nesse contexto, surgiu o Marketing 2.0, momento em que o consumidor começou a ficar mais atento e exigente em relação aos produtos ofertados. 


A partir daí as empresas começaram a segmentar seu público-alvo, e as propagandas passaram a ser direcionadas para as pessoas que a marca mais desejava atingir.


  • Marketing 3.0

Na terceira era do marketing, as empresas começaram a humanização da marca, passando a observar cada indivíduo como único. Se antes as propagandas eram direcionadas para um público-alvo, a partir do Marketing 3.0, as ações eram direcionadas para cada pessoa em especial. 


No Marketing 3.0, os clientes não desejavam apenas um produto ou serviço, pois a experiência do consumidor passava a ter mais valor. E é nesse quesito que as empresas tentavam se diferenciar dos concorrentes, buscando apoiar causas e criar empatia com as pessoas.


Como aplicar o Marketing 4.0?

Agora que você já sabe a história das eras do marketing, fique por dentro de como conquistar seu cliente utilizando o Marketing 4.0:


  • Conheça seu público-alvo e interaja com ele 

Para saber como falar com o seu público, primeiramente você precisa conhecê-lo. Para isso, invista na criação de personas e no estudo dos seus consumidores, buscando sempre o diálogo para entender suas necessidades.

 

  • Tenha presença nas redes sociais

Não restam dúvidas sobre o fato de que a internet é o melhor local para divulgar sua marca. O alcance que ela possui é gigantesco e é uma excelente via para se comunicar com as pessoas. 


Além disso, as pessoas estão sempre buscando feedbacks sobre o que elas não conhecem em redes sociais, pois o público tende a se sentir mais à vontade e ser mais honesto nesses locais. Portanto, estar presente nas redes sociais, onde você pode ter contato com seus clientes diretamente é uma boa escolha. Nesse ambiente, responda às dúvidas dos consumidores, procure ajudá-los em seus problemas e agradeça aos feedbacks. Aposto que sua marca dará um grande salto no quesito confiança de público.


  • Procure humanizar sua marca

Pense na sua experiência como consumidor. Um atendimento personalizado e direcionado faz você se sentir especial, não é mesmo? A humanização da marca é importante, pois faz que o cliente se sinta compreendido e acolhido, tornando-o mais próximo da empresa. 


  • Conheça seus pontos fortes e como eles podem melhorar a vida do consumidor

Conhecer os pontos fortes da sua empresa é importante para a criação de estratégias de abordagem ao cliente. Procure enfatizar isso na divulgação do seu produto. Os clientes que buscam sua qualidade com certeza serão fisgados por ela.



Espero que esse artigo tenha ajudado a entender melhor sobre a história do marketing e os benefícios de se criar uma marca mais humanizada. Aplique as dicas no seu negócio e obtenha ótimos resultados!




Image by jcomp on Freepik

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