Entenda o que são Gatilhos mentais no marketing digital

Descubra como essa técnica pode ajudá-lo a captar mais clientes para o seu negócio!

Marina Paixão

Custommer Success

20 de maio de 2022 Marketing

Os gatilhos mentais são técnicas utilizadas pelo cérebro a fim de facilitar a tomada de decisão, tendo sua origem na psicologia. Muitas decisões que tomamos no dia a dia são feitas de forma inconsciente e automática. Essa capacidade existe porque nosso cérebro sempre busca tanto economizar energia como facilitar as nossas escolhas.


Os gatilhos no marketing digital

No marketing digital, os gatilhos são usados para estimular os leads (clientes em potencial) e os clientes a se aproximarem do seu negócio. Os gatilhos mentais podem motivar os lados emocional e racional dos clientes, que procuram resolver algum tipo de problema. Por isso, quando os clientes recebem o apelo necessário, podem se convencer de que você possui a solução de que precisam. 


Portanto é muito importante entender os comportamentos de cada um deles e adequar a linguagem da empresa ao tipo de pessoa que está ouvindo o discurso e no momento correto.


Tipos de gatilhos mentais mais comuns

Alguns gatilhos mentais são bem comuns e é provável  que você já tenha se deparado com pelo menos um deles no seu dia a dia. A seguir, listamos os mais utilizados pelas empresas:


  • Afeição

O primeiro gatilho a ser apresentado é o da afeição. Ele é gerado a partir da identificação que o cliente possui com os princípios, valores e posicionamentos da marca. Pessoas preocupadas com proteção de dados, por exemplo, irão evitar empresas com histórico de vazamento de informações dos clientes.

Por isso é importante manter coerência e passar sempre uma boa imagem, de acordo com o que seu público espera de você.


  • Escassez

Um dos princípios mais utilizados, a escassez é usada para fazer o cliente tomar uma decisão rápida de compra. Frases como “conteúdo limitado para x pessoas”, “restam poucas unidades” e “são as últimas vagas”, despertam o medo de o cliente perder uma oportunidade única. Esse princípio é utilizado principalmente em promoções ou para produtos que estejam em final de estoque.


  • Urgência

A urgência se assemelha à escassez; possui o intuito de fazer a pessoa fechar uma compra num curto período, mas com a diferença de que é utilizada somente para tempo. Frases comuns são “somente durante o final de semana” ou “somente durante a pré-venda”. Elas ativam no consumidor a necessidade de comprar antes que seu tempo de realizar um bom negócio se esgote.


  • Novidade

O ser humano adora novidades e é curioso por natureza. Por isso, anunciar um produto ou serviço como algo grande e inovador pode ser uma ótima estratégia de marketing para que as pessoas se sintam atualizadas e por dentro das novas tendências do mercado.

Novas formas de solucionar as dores dos seus consumidores são sempre bem-vindas, portanto, busque inovações e anuncie de forma que o público se sinta motivado a procurar mais sobre o seu negócio.


  • Prova Social

Somos seres que, por viver em sociedade, buscam sempre a aprovação social, mesmo de forma inconsciente. Ao adquirir um produto ou serviço, passamos por isso também.

Ao buscar um produto online, você já olhou os comentários para saber se era confiável ou não? Se a resposta for positiva, saiba que você já utilizou desse gatilho! As pessoas tendem a consumir produtos de lugares que confiam ou aparentam ter uma boa reputação de acordo com os consumidores frequentes. Por isso, uma boa estratégia é exibir depoimentos de clientes, incentivando outras pessoas a investirem na sua marca.


  • Autoridade

Esse gatilho leva mais tempo para ser construído. A empresa precisa ganhar a confiança dos consumidores e especialistas, que emitindo uma opinião positiva, atraem mais pessoas para conhecer o negócio.

Importante que todos os envolvidos na empresa mantenham a coerência com seus valores para que a autoridade e confiança sejam preservadas, assim a organização terá sempre seu destaque no mercado. 



Conclusão

Se você chegou até aqui, espero que tenha entendido como funcionam os gatilhos mentais e seus benefícios para as empresas. Estude sempre a melhor forma de abordar o seu cliente, dependendo do momento em que ele se encontra no funil de vendas. Importante também ser honesto com o que você promete para os seus consumidores, ou então sua credibilidade poderá ser questionada. 

Aproveite para colocar em prática os ensinamentos passados nesse artigo.




Imagem: Advertising campaign vector created by vectorjuice - www.freepik.com

Deseja receber mais conteúdo como este?

Seja o primeiro a saber quando postarmos mais conteúdo rico
como este que você acabou de ler.

Submetendo este formulário, você aceita nossos Termos de Serviço
e Política de Privacidade.