O que são Personas e como criá-las para seu negócio?

Você sabe quem é o seu cliente? Sabe como chegar até ele? Leia o artigo para saber como as personas podem ajudá-lo nisso.

Marina Paixão

Product Owner

26 de agosto de 2021 Marketing

Ao abrir um novo negócio, uma das primeiras coisas que os empreendedores pensam é “Quem será o meu cliente?”. A partir dessa indagação, muitas estratégias podem ser criadas para alcançar essas pessoas, o seu público-alvo. E uma das principais estratégias utilizadas pelo marketing é a criação de personas, que consiste em criar um personagem fictício para representar o cliente ideal para o negócio.

A criação da persona é importante, pois, a partir dela, é possível construir a ideia mais próxima possível de como é o seu cliente. Ela deve ser utilizada como estratégia direcionada – e o mais fiel possível – , pois serão maiores as chances de você alinhar o seu cliente ao seu produto e aos valores da sua empresa. Ela ajuda a criar uma empatia entre consumidor e empresa, uma vez que esta consegue elaborar melhores jeitos de chegar àquele, que se sente representado pela marca.


Mas qual a diferença entre persona e público alvo?

Você provavelmente está achando isso tudo parecido com um outro conceito já conhecido: o público-alvo, certo? Mas há diferenças importantes entre eles:


  • Público-alvo – É a representação de uma grande parcela dos seus consumidores com características em comum, com uma descrição mais abrangente. 

Exemplo: Luiza tem 32 anos, trabalha de segunda a sexta em um escritório de contabilidade e gosta de comida japonesa.


  • Persona – A descrição da persona é feita de forma mais detalhada e específica, representando uma pessoa real do público-alvo. Utilizada para criar empatia com o cliente.

Exemplo: Luiza tem 32 anos, é casada e tem duas filhas. Ela trabalha de segunda a sexta em um escritório de contabilidade, exercendo a função de contadora. Quando chega em casa, costuma brincar com suas filhas e acredita que isso é muito importante para o desenvolvimento delas. Aos finais de semana, ela sai com a família para almoçar fora, principalmente em restaurantes onde servem comida japonesa. 


Percebeu como na descrição da persona possui mais detalhes e características psicológicas da Luiza?


Tipos de persona:

Existem alguns tipos de personas que podem ser criadas em diferentes estágios da estratégia. Veja cada uma delas:


  •  Proto persona – geralmente criada por meio de um brainstorming (tempestade de ideias), é uma prototipagem da versão final. É a fase de coleta de dados para a criação do cliente ideal.


  • Buyer persona – Mais voltada para a equipe de vendas, é a representação do cliente ideal. Para ter uma imagem mais fiel da Buyer persona, é importante conversar com os clientes da empresa, para entender seus valores.


  • Brand persona – Essa persona representa os valores da marca e é criada com o intuito de fidelização do cliente. A partir dela, é possível identificar a melhor abordagem para atrair o consumidor e criar a imagem de como a marca pretende ser vista pelas pessoas.


Aprenda a criar as personas do seu negócio

Abaixo, listamos algumas dicas de como criar uma persona, para obter sucesso na sua estratégia de marketing:


1 - Pesquise sobre o consumidor

A primeira dica é: pesquise bastante! Entenda o comportamento, detalhadamente, e os hábitos dos seus consumidores. A pesquisa pode ser feita de forma direta com o cliente, fazendo questionários, perguntando para eles o que têm a dizer sobre o produto e fazendo pesquisa de mercado. 

Também é válido o tipo de pesquisa indireta, por meio  da observação de dados agregados, usando Google Analytics, e como as pessoas se comportam nas redes sociais.


2- Crie o perfil do cliente

Após realizar a pesquisa sobre o consumidor, é o momento de criar a sua persona. Pense em histórias que poderiam acontecer com o seu cliente ideal e o descreva de forma bem específica. Algumas informações que podem te auxiliar nessa criação são:


  • Nome

  • Idade

  • Onde trabalha

  • Cargo

  • Como é o estilo de vida dessa pessoa

  • Quais são os valores que ela possui

  • O que ela costuma fazer e o que consome no dia a dia

  • Quais metas pretende alcançar alcançar

  • Quais marcas ela costuma usar

  • Quais os maiores problemas e como posso resolvê-lo


3 - Compartilhe a persona com a sua equipe

Esse passo é interessante, pois toda a equipe consegue ter uma visão de quem é a sua persona, e poderão criar um laço de empatia com ela. Além disso, é sempre válido ouvir opiniões que ajudem a desenvolver a persona de forma mais precisa.


4 - Crie mais de uma persona

Sabemos que as pessoas de seu público-alvo possuem gostos em comum, mas, essencialmente, todos os indivíduos possuem características que são únicas. Portanto, é importante  criar mais de uma persona, para poder entender os diferentes tipos de clientes que existem para o seu produto ou serviço.


Agora uma dica extra: sempre que achar necessário, atualize sua persona. Sabemos que o mercado e os gostos dos consumidores estão em constante mudança, por isso, é recomendado modificá-la sempre que achar necessário.




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

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