O que são Personas e como criá-las para seu negócio?
Você sabe quem é o seu cliente? Sabe como chegar até ele? Leia o artigo para saber como as personas podem ajudá-lo nisso.
Marina Paixão
Product Owner
Ao abrir um novo negócio, uma das primeiras coisas que os empreendedores pensam é “Quem será o meu cliente?”. A partir dessa indagação, muitas estratégias podem ser criadas para alcançar essas pessoas, o seu público-alvo. E uma das principais estratégias utilizadas pelo marketing é a criação de personas, que consiste em criar um personagem fictício para representar o cliente ideal para o negócio.
A criação da persona é importante, pois, a partir dela, é possível construir a ideia mais próxima possível de como é o seu cliente. Ela deve ser utilizada como estratégia direcionada – e o mais fiel possível – , pois serão maiores as chances de você alinhar o seu cliente ao seu produto e aos valores da sua empresa. Ela ajuda a criar uma empatia entre consumidor e empresa, uma vez que esta consegue elaborar melhores jeitos de chegar àquele, que se sente representado pela marca.
Mas qual a diferença entre persona e público alvo?
Você provavelmente está achando isso tudo parecido com um outro conceito já conhecido: o público-alvo, certo? Mas há diferenças importantes entre eles:
Público-alvo – É a representação de uma grande parcela dos seus consumidores com características em comum, com uma descrição mais abrangente.
Exemplo: Luiza tem 32 anos, trabalha de segunda a sexta em um escritório de contabilidade e gosta de comida japonesa.
Persona – A descrição da persona é feita de forma mais detalhada e específica, representando uma pessoa real do público-alvo. Utilizada para criar empatia com o cliente.
Exemplo: Luiza tem 32 anos, é casada e tem duas filhas. Ela trabalha de segunda a sexta em um escritório de contabilidade, exercendo a função de contadora. Quando chega em casa, costuma brincar com suas filhas e acredita que isso é muito importante para o desenvolvimento delas. Aos finais de semana, ela sai com a família para almoçar fora, principalmente em restaurantes onde servem comida japonesa.
Percebeu como na descrição da persona possui mais detalhes e características psicológicas da Luiza?
Tipos de persona:
Existem alguns tipos de personas que podem ser criadas em diferentes estágios da estratégia. Veja cada uma delas:
Proto persona – geralmente criada por meio de um brainstorming (tempestade de ideias), é uma prototipagem da versão final. É a fase de coleta de dados para a criação do cliente ideal.
Buyer persona – Mais voltada para a equipe de vendas, é a representação do cliente ideal. Para ter uma imagem mais fiel da Buyer persona, é importante conversar com os clientes da empresa, para entender seus valores.
Brand persona – Essa persona representa os valores da marca e é criada com o intuito de fidelização do cliente. A partir dela, é possível identificar a melhor abordagem para atrair o consumidor e criar a imagem de como a marca pretende ser vista pelas pessoas.
Aprenda a criar as personas do seu negócio
Abaixo, listamos algumas dicas de como criar uma persona, para obter sucesso na sua estratégia de marketing:
1 - Pesquise sobre o consumidor
A primeira dica é: pesquise bastante! Entenda o comportamento, detalhadamente, e os hábitos dos seus consumidores. A pesquisa pode ser feita de forma direta com o cliente, fazendo questionários, perguntando para eles o que têm a dizer sobre o produto e fazendo pesquisa de mercado.
Também é válido o tipo de pesquisa indireta, por meio da observação de dados agregados, usando Google Analytics, e como as pessoas se comportam nas redes sociais.
2- Crie o perfil do cliente
Após realizar a pesquisa sobre o consumidor, é o momento de criar a sua persona. Pense em histórias que poderiam acontecer com o seu cliente ideal e o descreva de forma bem específica. Algumas informações que podem te auxiliar nessa criação são:
Nome
Idade
Onde trabalha
Cargo
Como é o estilo de vida dessa pessoa
Quais são os valores que ela possui
O que ela costuma fazer e o que consome no dia a dia
Quais metas pretende alcançar alcançar
Quais marcas ela costuma usar
Quais os maiores problemas e como posso resolvê-lo
3 - Compartilhe a persona com a sua equipe
Esse passo é interessante, pois toda a equipe consegue ter uma visão de quem é a sua persona, e poderão criar um laço de empatia com ela. Além disso, é sempre válido ouvir opiniões que ajudem a desenvolver a persona de forma mais precisa.
4 - Crie mais de uma persona
Sabemos que as pessoas de seu público-alvo possuem gostos em comum, mas, essencialmente, todos os indivíduos possuem características que são únicas. Portanto, é importante criar mais de uma persona, para poder entender os diferentes tipos de clientes que existem para o seu produto ou serviço.
Agora uma dica extra: sempre que achar necessário, atualize sua persona. Sabemos que o mercado e os gostos dos consumidores estão em constante mudança, por isso, é recomendado modificá-la sempre que achar necessário.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay