Quais as vantagens de humanizar a sua marca?

Conheça a importância de ter uma marca humanizada para se destacar no relacionamento com o cliente.

Marina Paixão

Product Owner

26 de dezembro de 2022 Marketing

O movimento da humanização das marcas acompanhou a evolução do comportamento dos consumidores. Atualmente, as pessoas procuram mais que um atendimento robótico e distante, elas preferem que seus sentimentos sejam escutados e compreendidos. 


Se antes preço e qualidade eram questões importantes para os clientes, agora eles esperam mais do que isso, sendo necessário que as empresas que procuram se destacar pelo atendimento, se adaptem a um novo modelo de relacionamento.


O que é humanização da marca?

A humanização da marca veio como uma estratégia para empresas que desejam melhorar seu relacionamento com o cliente e se destacar no seu segmento, apostando na criação da confiança para com seus consumidores.


Essa estratégia visa dar um atendimento personalizado aos clientes, apostando principalmente na empatia, para que eles se sintam apoiados no percurso de atingir seus objetivos e resolver seus problemas.


Um atendimento robotizado, por exemplo, nem sempre possui todas as opções que um usuário precisa, por isso a importância de ter um acompanhamento com pessoas reais, para que a orientação seja a mais assertiva possível.


Como implementar?

Se você ainda tem dúvidas de como implantar esse modelo no seu negócio, abaixo estão algumas dicas:


1 - Mantenha um canal de diálogo aberto

Seja por WhatsApp, chat, e-mail, telefone ou qualquer outra forma de diálogo, é importante para o cliente saber que pode entrar em contato com a empresa quando tiver um problema. Isso aumenta o nível de confiança, pois ele sabe que está sendo ouvido e amparado por você.


2 - Seja empático com seu cliente

Ao atender o cliente, certifique-se de que toda a atenção está voltada para ele e para o problema dele. Escute-o com atenção e pense em como você gostaria que seu problema fosse tratado caso estivesse no lugar dele. 


Ao desenvolver a empatia, é possível compreender os sentimentos e o comportamento do outro, melhorando a sintonia com o cliente e a forma de lidar e resolver a situação. 


3 - A transparência é a sua melhor aliada

Quem nunca passou pela experiência de ter alguém tentando vender um produto a todo custo, exagerando nos benefícios e na abordagem? Essa prática afasta o cliente, que pode se sentir pressionado, o que gera incômodo. 


Por isso a importância da transparência, quando você mostra os benefícios e tira as dúvidas do cliente de forma sincera, a confiança dele na sua empresa aumenta. Mesmo com os pontos negativos, ele sabe que terá alguém para contar de verdade na sua empresa, caso necessite.


4 - Adeque sua linguagem de acordo com o perfil do seu cliente

Cada cliente é único e possui uma personalidade própria. Seu cliente conversa utilizando emojis, ou gifs? Por que não entrar na onda? A conversa fica mais leve e próxima, porém tome cuidado para não exagerar e o contato sair do âmbito profissional ou se tornar inconveniente. Lembre-se sempre de manter o nível correto de envolvimento. 


Para clientes mais formais, mantenha uma postura mais cordial, mas sem parecer frio. Mostre que ele pode contar com você para ajudá-lo a atingir seus objetivos.  


Conclusão

O atendimento humanizado é um grande aliado das empresas que buscam aproximar a relação com seus consumidores, uma vez que ele sente que será acolhido de forma sincera. 


Experimente colocar as dicas desse artigo em prática quando for atender seu cliente, garanto que ele se sentirá mais à vontade durante o atendimento. 


Aqui na Witix, temos um atendimento muito próximo dos nossos clientes, buscando sempre escutar suas dores e resolvê-las o mais prontamente possível. Com isso, construímos parcerias de sucesso para que nossos parceiros alcancem suas metas!






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