O que é funil de vendas? Veja como funciona a jornada do cliente
Neste artigo, você entenderá como funciona um funil de vendas e encontrará dicas para criar o da sua empresa!
Marina Paixão
Product Owner
O funil de vendas é uma ferramenta de marketing destinada a compreender o processo que acompanha o percurso do cliente desde o primeiro contato com a empresa até o momento de conversão da venda. Ele é importante para que a empresa conheça a jornada do cliente e possa vender mais, para o público certo e não perca oportunidades.
Para criar um funil de vendas é necessário conhecer todos os passos que os clientes percorrem, com o objetivo de descobrir possíveis falhas na captação de leads (contatos de potenciais clientes), que poderão atrapalhar o sucesso da empresa no mercado. O funil de vendas auxilia as equipes de marketing e de vendas a desenvolverem um trabalho mais assertivo.
Etapas do funil:
O funil de vendas é dividido em três grandes etapas: Topo, Meio e Fundo. Ele possui esse formato porque nem todas as pessoas que tiveram interesse no início do processo irão concluir a compra, e o objetivo das equipes envolvidas é evitar o maior número de perdas de uma etapa para a outra. Vejamos abaixo as etapas, de forma mais detalhada:
Topo do funil:
Essa é a primeira etapa do funil, fase em que as pessoas têm o primeiro contato com o seu negócio. Nesse momento, a equipe de marketing precisa despertar o interesse do público e convencê-lo de que ele possui um problema a ser resolvido e que sua empresa é a melhor opção para solucioná-lo.
É importante, nessa etapa, compartilhar informações se colocando como especialista no assunto/problema, para que o interesse dele seja despertado, motivando-o a avançar para a próxima etapa do funil.
Meio de funil:
Nessa etapa, o potencial cliente passa a ser um lead e possui interesse em saber mais detalhes sobre a sua empresa. Essa é a hora de apresentar as vantagens dos seus produtos e serviços, oferecendo a ele as melhores soluções para o seu problema.
Aqui é importante criar uma relação de confiança com o cliente; ofereça soluções, mas não tente fechar uma venda a qualquer custo. Demonstre-se mais solícito em resolver o problema dele.
Fundo de funil:
Na última etapa do funil, é realizada a conversão da venda. É o momento em que o lead aceita que possui um problema e que é você que poderá ajudá-lo a resolver. Essa é a hora de realizar uma abordagem comercial e convencê-lo a comprar seu produto ou serviço, transformando esse lead em um cliente real.
Imagem de John Conde por Pixabay
Algumas empresas apostam também em uma quarta etapa: a pós-venda, em que o relacionamento com o cliente é mantido, caso ele precise tirar alguma dúvida, obter algum suporte ou saber mais sobre outros produtos. Essa é a etapa de fidelização do cliente.
É importante, ainda, destacar que nem sempre os clientes passam por todos esses processos; alguns, por exemplo, podem ir da primeira diretamente para a última etapa. Por isso é imprescindível o monitoramento e aperfeiçoamento constante do seu funil, para entender cada vez mais como o seu público funciona e quais são as tendências de mercado.
Como montar um funil de vendas?
Abaixo, listamos um passo a passo que auxilia na montagem do funil para a sua empresa:
1. Conheça a jornada do cliente e alinhe com as estratégias da sua empresa;
2. Conheça bem o seu mercado e desenvolva um plano estratégico de marketing para atingi-lo;
3. Estabeleça metas de negócios bem definidas para cada etapa do funil e monitore o tempo despendido em cada uma delas;
4. Ofereça benefícios aos seus potenciais clientes;
5. Mensure os resultados e aperfeiçoe seu funil sempre que necessário.
Agora que você já sabe o que é e conhece os benefícios do funil de vendas, monte a sua estratégia para atrair mais clientes para o seu negócio!