Como promover seus cursos EAD

Já produziu seus cursos e escolheu uma plataforma para disponibilizá-los? Agora é a vez de você contar para todo mundo que seu conteúdo já está disponível. Nesta postagem vamos analisar as formas de como você pode fazer isso e como obter retornos financeiros.

Robério Gonçalves

Designer

15 de fevereiro de 2022 Marketing

Terá sido em vão o seu esforço — financeiro e de tempo – em produzir seus cursos se você não conseguir atrair alunos para consumi-los. Os retornos não serão muitos se você simplesmente deixar a sua plataforma online e esperar que os alunos apareçam. Também não será muito eficiente se você somente postar uma mensagem no Twitter ou no Instagram, dizendo “Ei, pessoal, criei alguns cursos EAD”. Será preciso um pouco mais do que isso. A seguir, apresentaremos algumas dicas de como você poderá dizer para as pessoas certas que os seus cursos estão disponíveis e já podem ser consumidos.



Público-alvo, personas e planejamento



Antes de qualquer coisa, você precisa ter consciência a qual público o seu conteúdo se destina. Dentro de uma multidão, é importante conhecer quais pessoas  teriam interesse em consumir seus cursos e quais são as contribuições/conhecimentos que elas podem ter a partir de seu conteúdo. Essa informação é a chave para você conquistar a audiência perfeita e atrair leads (consumidores potenciais que demonstram interesse). 


Uma vez definido o público-alvo, isto é, um grupo de pessoas que pode se interessar pelo seu conteúdo, é preciso, ainda, criar personas, os clientes ideais de seu negócio, mas isso é uma tarefa que exige um pouco de dedicação. Entenda uma persona como um personagem que represente o consumidor(a) real do seu negócio, pois, assim, você poderá criar uma comunicação adequada para ele, e então convertê-lo em potencial cliente. 


A persona pode ser identificada dentro de seu público já existente ou criada por você/ sua equipe. Criar uma persona perfeita não deve ser um processo simplesmente imaginativo — é preciso fundamentar-se em dados, pesquisas (gerais de mercado e com base na concorrência) e também do seu know how sobre o negócio.


Para criar a persona a partir do método de pesquisa qualitativa, use grupos focais (entre 5 e 10 pessoas), a partir dos quais você poderá fazer as seguintes perguntas para conseguir feedbacks:

  • Quais são seus principais pontos de dor, isto é, quais questões precisa resolver?

  • O que te motiva?

  • Qual conteúdo você gosta de consumir?

  • Como você gosta de consumir esse conteúdo?

Os feedbacks conseguidos por meio das respostas dessas perguntas podem fornecer informações importantes, tanto para analisar se o seu produto está de acordo com as expectativas como para lhe dar insights de como criar estratégias para conquistar os seus consumidores. 


Os participantes aos quais você fará as perguntas podem ser escolhidos, por exemplo, a partir de sua lista de clientes com os quais você já teve algum tipo de relacionamento, pessoas de sua rede de contato ou de eventos dos quais você participou. Você também pode criar um anúncio para captar pessoas que se enquadrem no objetivo da pesquisa e que estejam interessadas em fazer parte do seu grupo focal.



Marketing de conteúdo


Depois que você disponibilizar os seus cursos, poderá criar um canal no YouTube e uma conta no Instagram (e em mais outras redes, se desejar) e começar a oferecer bons conteúdos gratuitos e relevantes relacionados com o seu negócio, como textos, e-books, vídeos e postagens. Desse modo, você gera valor, adquire notoriedade e cria um relacionamento/engajamento com seus potenciais consumidores e poderá, por meio do inbound marketing (estratégia não invasiva ou interruptiva) comunicar o seu produto para eles. Pessoas que já gostam e se interessam pelo conteúdo que você oferece são mais propensas a comprar os seus cursos do que de quem que eles desconhecem.



Rankeamento no Google


Por padrão, as ferramentas de rankeamento do Google priorizam sites que ofereçam conteúdos relevantes. Isso significa que se você já seguiu a nossa dica anterior é bem provável que o seu conteúdo ganhe destaque organicamente no ranking de buscas. Porém, também é possível usar o Google Adwords (anúncios pagos do próprio Google) para alcançar clientes. Basicamente, o que o Google Adwords faz é exibir os seus anúncios quando as pessoas pesquisam produtos ou serviços semelhantes aos que você oferece. 


Quando você for criar o marketing de conteúdo (veja dica anterior), consulte a página Google Trends para ficar por dentro dos termos mais buscados em sua área durante o ano e use-os de forma orgânica (sem excesso) em seu conteúdo.



Crie uma lista de clientes potenciais


A estratégia de geração de leads — que já mencionamos acima — consiste em incentivar as pessoas a fornecerem espontaneamente dados sobre ela (por exemplo, nome e e-mail). Para obter esses dados, você pode adotar a estratégia do marketing de conteúdo, oferecendo algo valioso em troca, por exemplo, o download de um e-book. Para tanto, recomendamos criar uma landing page (página de aterrissagem) que contenha um formulário para que o interessado forneça as informações de que você precisa (no mínimo, nome e endereço de e-mail). O ideal é obter mais informações, de modo a conhecer melhor o seu público, mas as pessoas não gostam muito de preencher formulários e podem desistir nesse passo – então seja criterioso neste momento e adicione o mínimo possível de campos a serem preenchidos.


De posse dessa lista valiosa de pessoas, você poderá, com a estratégia adequada, informá-las sobre seu conteúdo, de um curso novo que entrou na plataforma a qualquer outro assunto pertinente (veja dica seguinte). 



E-mail marketing


Como mencionamos, é importante possuir uma lista de potenciais clientes (aqueles obtidos por meio da geração de leads). Assim, poderá notificá-las que há algo novo, inclusive seu(s) novo(s) curso(s). Há muitas ferramentas de disparo de e-mails automáticos disponíveis no mercado que fazem esse serviço, como o Mailchimp, um dos mais conhecidos. Esse tipo de serviço fornece, inclusive, templates modernos que podem ser personalizados.


Possuir uma lista de potenciais clientes é o maior bem que uma empresa atualmente pode ter, de modo que você deve usar o recurso de e-mail marketing com muita prudência e com a estratégia correta, para evitar que não haja fuga de pessoas (descadastro) de sua base de dados, ou que os servidores de e-mail identifiquem sua mensagem como spam; dessa forma, de nada adiantaria o seu esforço.



Marketplace


Ao contratar uma plataforma eficiente para disponibilizar e gerir os seus cursos, você terá no pacote a criação de uma página de marketplace, a partir da qual poderá tanto fornecer informações sobre seus cursos como vendê-los. Caso essa opção não esteja disponível, recomendamos criar uma página de marketplace – contrate um profissional ou utilize um dos muitos serviços disponíveis na web.



Promova nas redes sociais


As redes sociais são ótimos locais para promover seus conteúdos e engajar pessoas, mas fique atento para o modo como você está fazendo isso. Por um lado, você pode tornar-se uma pessoa/empresa chata, que a todo momento publica anúncios e promoções, e, por outro, você pode estar também fazendo a comunicação de modo errado. Como dissemos no início desta postagem, não basta informar que você lançou alguns cursos — é preciso engajar, isto é, fazer seu público se envolver. Veja algumas dicas:


  • Crie lives periódicas para explicar gratuitamente sobre determinado assunto disponível nos cursos, ou simplesmente para conversar com o seu público sobre temas pertinentes ao seu conteúdo. Convide, por exemplo, especialistas para criar um debate e reserve momentos para interação das pessoas, com perguntas e respostas. 

  • Crie postagens com informações relevantes que tenham relação com os seus cursos.

  • Ofereça aos seus seguidores códigos de acesso gratuito para determinado curso. Para tanto, você pode criar uma enquete ou qualquer outro tipo de interação que ofereça esses códigos aos primeiros colocados ou para aqueles que deram "a melhor resposta", conforme o caso.

  • Crie postagens com histórias empolgantes. Entenda mais sobre Storytelling (a arte de contar histórias) e você aprenderá criar conteúdos sempre empolgantes em sua rede.



Ofereça um curso grátis


Quando você tiver vários cursos disponíveis, poderá oferecer um ou dois deles gratuitos para interessados. Assim, as pessoas poderão conhecer a sua metodologia e a sua plataforma e, então, ficarem motivados para adquirir outros cursos que você oferece.



KPIs – Fique de olho nos dados


De nada adiantaria criar todas as estratégias mencionadas nessa postagem se você não conseguisse medir o seu retorno — não somente financeiro, mas de satisfação também. Os chamados KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Performance) são recursos que você pode utilizar para medir os resultados das estratégias adotadas na busca de seu público. Procure identificar de onde vem o engajamento das pessoas e como elas chegaram ao seu conteúdo. A quantificação da geração de leads que mencionamos anteriormente é um bom começo.


Ilustração de capa: Freepik

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