Landing page - o que é e como criar a sua
Descubra como essa técnica de Marketing Digital ajuda na captação de leads para o seu negócio.
Marina Paixão
Product Owner
O que é uma landing page?
O conceito de Landing page vem ganhando muito espaço com o crescimento do Marketing digital. Traduzindo para o português, ela significa página de aterrissagem, mas, inicialmente, era definida como “a página pela qual o usuário entra no site”. Por exemplo: caso o usuário realize uma pesquisa de um termo no Google, cujo resultado seja uma postagem do seu blog, a página que ele acessa será a página de aterrissagem do seu site.
No entanto, no marketing digital, a landing page é utilizada como uma estratégia para apresentar seu produto ou serviço ao cliente, podendo estar vinculado ou não ao site principal da empresa, isso porque, diferentemente das páginas normais de um site, ela é bem mais direta, apresentando o produto ou serviço, com o objetivo de gerar conversão de leads e, posteriormente, efetivar uma venda.
Quais são as vantagens de criar uma Landing Page?
A criação de uma landing page é apropriada principalmente para as estratégias de marketing digital, já que ela é criada com o objetivo primordial de atrair e gerar conversões por meio de uma abordagem mais direta. Além disso, também pode ser usada para os seguintes propósitos:
Acompanhar o Lead Scoring
O Lead Scoring é um sistema de pontuação para classificar quais leads estão mais próximos de uma conversão. Os critérios das pontuações devem ser realizados pela própria empresa, com base no que se espera do perfil do cliente ideal.
Esses leads devem ser priorizados pela equipe de vendas, uma vez que são os mais propensos a dar resultados para a empresa.
Realizar a segmentação dos leads
Nos formulários das landing pages, é possível realizar um questionário, com o objetivo de entender melhor quem são os seus clientes, reforçando a criação e manutenção da persona e, sobretudo, quais as características principais das pessoas interessadas no seu negócio.
Caso você possua mais de um produto, por meio desse questionário, a equipe é capaz de identificar o perfil de pessoas interessadas em cada um deles.
Adquirir clientes com um menor custo
Como a landing page é uma forma direta de apresentação e divulgação do produto e da empresa, não é necessário gastos com outros tipos de propaganda quando a landing page é bem feita, já que o potencial cliente consegue encontrar todas as informações de que precisa por meio dela.
Por isso, o conteúdo de uma landing page é tão importante para as estratégias de marketing.
Como criar uma landing page?
As landing pages possuem características em comum que devem ser observadas na sua criação. São elas:
Título e subtítulo sugestivos
Esses itens são fundamentais, pois é a primeira coisa que o usuário olha quando entra no site. É um convite para que ele fique e leia o restante do conteúdo. Por isso é importante que seja interessante e chamativo para despertar a curiosidade.
Oferta
As ofertas precisam ser escritas de forma clara e objetiva, sem deixar o usuário perdido no meio de muitas informações, fazendo com que ele entenda qual valor aquele produto ou serviço trará para ele.
Formulário
Com o usuário interessado em seu conteúdo, chegou a hora de transformá-lo em lead. Para isso, a landing page deve apresentar um formulário, onde o usuário deverá preencher seus dados.
Uma dúvida muito comum é em relação aos itens que o formulário deve apresentar. Para isso é importante ter em mente a seguinte questão “Quais itens eu preciso coletar dos meus clientes que são indispensáveis para o meu negócio?”.
Uma outra coisa importante é não estender muito as questões, pois o usuário poderá abandonar o questionário pela metade. A ideia aqui é ser simples e objetivo.
CTA (call to action) — chamada para a ação
O botão de CTA é utilizado para que o cliente seja de fato convertido. Por isso, ele precisa ter um local de destaque na página, dialogando com as cores usadas na landing page.
Outro ponto importante, é designar um verbo voltado para ação nesse botão, como “Cadastre-se” ou “Acesse o conteúdo".
Atenção no layout
O layout da página deve ser atrativo para o usuário e conversar entre as seções. Tenha cuidado para que ele não fique muito poluído ou apresente textos e imagens de forma exagerada, da mesma forma que a falta de informações pode comprometer o sentido da página.
Utilize bullets para que a leitura seja mais fácil, bem como imagens referentes à sua oferta que atraiam os clientes.
Conclusão
O segredo para uma landing page de sucesso é se atentar ao conteúdo da página e ao formulário de captação de clientes. Uma boa combinação desses itens é capaz de atrair mais leads para o seu negócio.
Aqui na Witix, criamos diversas landing pages de sucesso para os nossos clientes, que já atingiram muitas conversões e vendas!
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