O que é e como aplicar o Marketing de Conteúdo

Conteúdo relevante para atingir público relevante

Marina Paixão

Product Owner

25 de outubro de 2022 Marketing

Uma coisa que está muito clara atualmente é que a internet se tornou um local vital para os negócios. É por meio dela que o reconhecimento das marcas acontece mais rapidamente, as propagandas viralizam e chegam ao maior número de pessoas. 


Para atrair ainda mais clientes, as empresas têm investido no Marketing de Conteúdo, uma estratégia de marketing que vem ganhando cada vez mais importância, sobre a qual iremos falar neste artigo.


O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo consiste em criar conteúdos relevantes para atrair o maior número de pessoas a conhecer o seu negócio, seja por fotos, vídeos, artigos, posts em redes sociais etc., aumentando o tráfego no site.


Esse tipo de marketing não apresenta diretamente a sua empresa, porém oferece soluções as quais as pessoas precisam e provavelmente nem sabiam. Além disso, ela aumenta a autoridade da marca, uma vez que ela se mostra especialista no assunto.


Portanto, seu principal objetivo é aumentar a rede de leads (contatos de possíveis consumidores) e clientes por meio do engajamento dos conteúdos produzidos.


Como aplicar o Marketing de Conteúdo?

Para aplicar o Marketing de conteúdo, é necessário que haja uma estratégia para que ele se torne o mais assertivo possível. Para isso, os seguintes passos são essenciais no momento de sua criação:


  1. Planeje 

O primeiro passo para qualquer tipo de criação é o planejamento, no qual é preciso definir quem estará responsável por cada etapa do processo, como ele será feito e quais critérios serão utilizados na mensuração.


  1. Crie a persona do seu negócio

Com a estratégia planejada, sua equipe deverá saber para quem ela será direcionada. Por isso, a necessidade de criação da persona, criando o seu conteúdo direcionado a ela, passa a fazer ainda mais sentido.


  1. Crie o seu conteúdo

Chegamos à etapa da criação do conteúdo. Nessa fase do processo, o conteúdo em si é criado (lembrando sempre de direcioná-lo à sua persona), podendo ser feito em diversos formatos. O mais importante é que ele faça sentido e esteja alinhado com a mensagem que a empresa pretende passar.

Uma dica: revise sempre e peça para outra pessoa/equipe avaliá-la também, para que o conteúdo fique ainda mais refinado.


  1. Distribua o conteúdo para o seu público

Com o conteúdo criado e revisado, está na hora de mostrá-lo ao mundo. Identifique os canais nos quais o seu público-alvo está presente e faça a sua distribuição.


  1. Mensure os resultados das publicações

Para avaliar se sua estratégia está funcionando corretamente, é necessário mensurar os dados dos seus posts, observando o número de acessos, interações do público, entre outros. 


Conclusão

É notável a importância dessa estratégia para atrair os clientes. Identifique e entenda o comportamento do seu público, os espaços em que eles estão mais presentes (como blogs, redes sociais, e-mails etc.) e desenvolva seu planejamento para melhor atendê-lo. 


Temos certeza de que, com a aplicação certeira do Marketing de Conteúdo, seu negócio irá cada vez mais longe!







Image by vectorjuice on Freepik

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