Como se organizar trabalhando ou estudando em casa

Nesse artigo você encontra dicas para melhorar o rendimento, mesmo estando em casa.

Marina Paixão

Custommer Success

26 de maio de 2021 Desenvolvimento

       Desde quando a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia do novo Coronavírus até a evolução do vírus na fase em que estamos, lamentavelmente, muita coisa mudou em nosso dia a dia, inclusive a forma de trabalhar e estudar. Muitas empresas e escolas adaptaram seus serviços através de plataformas gerenciais de ead, de modo a preservar a saúde de seus funcionários e alunos. 

No entanto, nem sempre é fácil organizarmos um ambiente ideal e manter a devida produtividade em casa, pois são muitas as distrações que nos cercam. Para quem está trabalhando ou estudando de forma remota e está enfrentando algum tipo de dificuldade técnica ou de organização, listamos algumas dicas de como auxiliá-lo a melhorar o rendimento no ead:


1. Escolha o ambiente adequado

Eleja em sua casa o melhor local para montar o seu espaço. Certifique-se de que seja um ambiente ideal, tranquilo e bem iluminado. Organize sua mesa para que tudo de que precisa fique ao seu alcance, como blocos de anotações, canetas, carregadores e uma garrafa de água – assim você não perde tempo saindo para pegar um item ou outro.


2. Crie uma rotina

Uma boa forma de organizar o dia é criar uma rotina para otimizar seu tempo e tornar tudo mais produtivo. Ter um planejamento garante que as tarefas que você precisa cumprir sejam concluídas em tempo hábil, evitando distrações com coisas desnecessárias.


3. Faça uso de Apps

Aposte em aplicativos que melhorem a sua concentração. Eles são ótimos para ajudar a focar no necessário durante um período, além de possuir pausas para descanso, o que é importante para manter a produtividade. Veja alguns exemplos de apps:

• Tomato –  Este aplicativo propõe que o usuário se concentre em uma atividade durante 25 minutos e tenha 5 minutos de pausa. Durante esse período, não é possível acessar outros aplicativos no celular, um bônus para quem se distrai facilmente por notificações de redes sociais

• Slack –  Para o trabalho, o Slack é um excelente local para organizar a comunicação da equipe. Além de ter um visual mais moderno, é possível dividir os assuntos em canais específicos, tudo de forma intuitiva.

• Assana – O Asana é um organizador de tarefas, onde você pode criar projetos pessoais ou com a equipe de trabalho. Ele permite o monitoramento das demandas diárias, auxiliando no controle das tarefas que precisam ser realizadas. Para quem estuda, é uma boa forma de organizar o calendário com os assuntos a serem revisados.

• Forest - Se você é do tipo de pessoa que se distrai facilmente com o celular, o Forest pode te ajudar a se concentrar no mundo real, nele você planta uma sementinha e determina o tempo que ela irá crescer até se tornar uma árvore. Nesse período, você não poderá utilizar o celular e, caso isso ocorra, sua planta irá murchar. O objetivo é formar uma floresta a longo prazo.


4. Tenha uma folha de distrações

Lembrou de alguma tarefa no momento em que está focado em outra? Anote em uma folha para lembrar de retornar a ela mais tarde, ao invés de parar tudo o que está fazendo e começar a fazer outra coisa. Seu cérebro gasta mais energia quando você muda de atividade, prejudicando sua produtividade.


5. Tenha uma vida saudável

Uma boa alimentação somada a exercícios físicos auxilia as pessoas a ter mais disposição no dia a dia, melhorando o desempenho e concentração. Práticas como meditação e yoga também podem ajudar a manter o foco nas tarefas. É importante também reservar um tempo para relaxar e fazer o que gosta; o momento de lazer é fundamental para descansar o cérebro e tornar a vida mais tranquila.




Onde encontrar os Apps mencionados nesse post:

Tomato: tomato.cool

Slack: slack.com 

Asana: app.asana.com 

Forest: forestapp.cc 



Imagem: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Autores: Marina Paixão e Robério Gonçalves


Deseja receber mais conteúdo como este?

Seja o primeiro a saber quando postarmos mais conteúdo rico
como este que você acabou de ler.

Submetendo este formulário, você aceita nossos Termos de Serviço
e Política de Privacidade.