Design Sprint. Como realizar projetos em tempo recorde.

Entenda o que é esse método e como ele pode te auxiliar a fazer entregas mais rápidas.

Marina Paixão

Custommer Success

22 de setembro de 2021 Desenvolvimento

Sabemos que nosso mundo é totalmente acelerado nos dias de hoje. As coisas passam tão rápido por nós que nem nos damos conta. Informações e tecnologias vão e vêm a cada dia, e as empresas precisam se adaptar rapidamente, para entregar os resultados esperados aos clientes – e sobreviver no mercado.

Para preparar as empresas para que dêem conta de seus projetos na celeridade das demandas modernas, a Google Ventures, uma empresa subsidiária da Google, desenvolveu o Design Sprint, um modelo cujo foco é compactar em 5 dias um processo que, normalmente, levaria, por exemplo, semanas ou até meses para ser realizado.

Nesse modelo, são respondidas questões críticas sobre um determinado assunto; é feito o protótipo e o teste do projeto; e, no final, a validação. Tudo isso, durante uma semana. 

O Design Sprint pode ser utilizado no início ou no meio de um projeto, para verificar se a ideia inicial é interessante de ser levada à produção, ou então para garantir que pessoas de diferentes equipes estão alinhadas com os assuntos do projeto.




Como implementar o Design Sprint no seu negócio?

Para desenvolver o projeto do início ao fim, cada dia da semana é utilizado para focar em uma parte do projeto. Veja o que é realizado em cada um deles:


  • Segunda-feira: Definição (Unpack

No primeiro dia, as pessoas da equipe precisam levantar o assunto a ser discutido, definir sua prioridade e apresentar todos os seus conhecimentos sobre ele.

É interessante ter uma equipe multidisciplinar, pois cada área da empresa possui uma visão diferente sobre o projeto, e a colaboração de todos é muito importante para que ele seja desenvolvido o mais completo possível.


  • Terça-feira: Esboço (Sketch)

O segundo dia é voltado para encontrar as soluções do problema (a razão de o projeto existir). Cada participante do Design Sprint escreve sua solução para o problema levantado no dia anterior e, em seguida, apresenta para toda a equipe.

Ao final das apresentações, a equipe precisa votar pelas ideias mais promissoras para o problema proposto.


  • Quarta-feira: Decisão (Decide)

Na quarta-feira, o objetivo é filtrar as ideias do dia anterior e escolher apenas a solução que será levada para a prototipagem e testes. É preciso levar em conta o tempo de execução, para que a realização do projeto não ultrapasse os dias estabelecidos.


  • Quinta-feira: Prototipar (Prototype)

A quinta-feira é o dia mais corrido da semana. É o dia de colocar a mão na massa e realizar um protótipo de média a alta fidelidade do projeto (o primeiro prioriza a hierarquia das informações, e o segundo, os aspectos visuais e a usabilidade). 

É importante ter o cronograma definido do papel de cada um da equipe nesse dia, bem como de quais atividades e horários as pessoas precisam entregar tudo o que foi proposto, pois, além do protótipo, também é definido o roteiro de testes com os usuários.


  • Sexta-feira: Testar (Test)

E chegamos ao último dia, que é reservado para testes com o usuário e a validação das ideias. Nesse dia, o projeto é apresentado e, conforme o usuário vai utilizando, ele já fornece o feedback em tempo real.

Depois dos testes realizados, a equipe se junta novamente e decide o que é válido, o que precisa ser invalidado, ou ainda, se o projeto sobreviverá ou não no futuro. 


Conclusão

Podemos perceber o quão rápido as coisas acontecem no Design Sprint, cuja funcionalidade só ocorre se a equipe estiver plenamente focada nesses cinco dias. Além disso, todos precisam estar na mesma sintonia em todas as etapas que estão sendo realizadas, para não haver ruído na comunicação. 

O Design Sprint usa a agilidade na tomada de decisão juntamente com o desenvolvimento do projeto de uma forma dinâmica e organizada, o que faz dele um grande sucesso.




Imagem de mohamed Hassan, por Pixabay

Deseja receber mais conteúdo como este?

Seja o primeiro a saber quando postarmos mais conteúdo rico
como este que você acabou de ler.

Submetendo este formulário, você aceita nossos Termos de Serviço
e Política de Privacidade.