Por que tornar o conteúdo responsivo?
O conteúdo de seu site é entregue corretamente de acordo com o aparelho de quem o acessa?
Marina Paixão
Product Owner
No Brasil, nota-se um crescimento significativo no número de usuários de internet a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones Segundo o IBGE, no ano de 2019, 98,6% dos brasileiros utilizavam o celular para acessar a internet. A partir desse estudo, é possível entender o impacto que esse tipo de dispositivo tem nas nossas vidas.
Nesse cenário, as empresas precisam se destacar para fazer com que os usuários se interessem pelos seus conteúdos, já que as informações chegam a eles em velocidades extremamente altas, e as pessoas têm a possibilidade de entrar em diversos sites simultaneamente.
A melhor forma de motivar o interesse do usuário é investir em UX (User Experience — experiência do usuário) e, considerando o intenso uso de dispositivos móveis, é muito importante desenvolver conteúdos responsivos.
E o que é "conteúdo responsivo"? Caracteriza-se um site cujo conteúdo é responsivo, aquele em que as imagens e textos são adaptados/escalonados de forma harmônica e adaptativa ao tamanho da tela a partir da qual o usuário acessa, seja desktop, tablet ou celular.
Ao longo deste artigo, você irá entender a importância da responsividade e conhecer as vantagens dessa técnica, que é muito utilizada atualmente — imprescindível e vital, no contexto atual.
Quais as vantagens de criar sites responsivos?
A seguir, explicamos a importância de o conteúdo do seu site ser responsivo:
Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca
Em 2018, o Google começou a dar preferência para a indexação de sites que possuam a versão mobile responsiva, implementando a mudança chamada Google Mobile First Index.
Essa alteração impacta diretamente na visibilidade e no tráfego orgânico dos sites, uma vez que aqueles que não possuem essa exigência não terão um bom posicionamento no motor de pesquisa e, consequentemente, menos visitantes.
Melhora a experiência para os usuários
A experiência do usuário é fator fundamental para o desenvolvimento na web. Quando as pessoas estão mais satisfeitas e encontram o que procuram com maior rapidez e facilidade, as chances de conversão são muito maiores. Pense na sua experiência de usuário ao acessar alguma página pelo celular. O que o motiva a continuar navegando pelo site? A partir daí, você encontrará as respostas sobre como melhorar a experiência dos usuários que acessarão ela também.
Diminui a taxa de rejeição
No quesito experiência do usuário, quanto mais agradável para o usuário for o seu site, maior será a chance de ele interagir com a página.
Em um site desconfigurado, pode ser difícil o usuário inserir informações pessoais ou causar desconfianças de que seus dados não estarão seguros nele. E isso pode fazê-lo sair do seu site e ir para a concorrência. Por isso, a importância da responsividade. Um site bem configurado diminui a taxa de rejeição, já que quando a navegação se torna fluída, as pessoas se sentem mais seguras.
Aumenta o compartilhamento do site nas redes sociais
Com o crescente número de pessoas nas redes sociais, estas se tornaram uma ferramenta valiosa na divulgação das empresas e de serviços. De acordo com o estudo DIGITAL 2022: BRAZIL, realizado pela DatarePortal, o Brasil apresenta cerca de 79.9% da sua população conectada às redes.
Como a grande maioria das pessoas utiliza as redes sociais pelo celular, é a partir de dispositivos móveis que elas entram em diversos links. Caso o seu site não seja responsivo para a versão mobile, certamente os internautas vão preferir acessar e compartilhar com suas conexões outros que melhor se adaptam à sua tela.
Pontos de atenção na criação de conteúdos responsivos
Para tornar o conteúdo do seu site responsivo, é importante observar os seguintes pontos:
Layout
Layouts poluídos definitivamente não são bem recebidos pelos usuários. Comece observando o layout do seu site e veja se o conteúdo da versão desktop se encaixa na versão mobile. Anote os pontos em que o conteúdo fica prejudicado e comece a melhorar.
Aqui é válido montar um protótipo para se ter uma ideia de como a versão final ficará, sempre se atentando em como as informações serão dispostas, bem como se estão de fácil visualização e de acesso.
Fontes
Além de estar adequada à identidade visual da sua empresa, as fontes precisam ter uma boa visibilidade, para que o usuário não force ou não canse sua vista ao ler o conteúdo da sua página. Também é importante que o tamanho seja adequado em relação à tela.
Conteúdo
Um dos fatores mais importantes é a criação e disposição do conteúdo em qualquer tipo de tela. Os usuários precisam encontrar o que procuram rapidamente e receber as informações relevantes que prendam a sua atenção.
Verifique se o seu conteúdo está claro e passa os principais pontos necessários para que as pessoas tenham interesse em ser convertidas pela sua empresa.
Imagens e vídeos
Um outro ponto importante na responsividade é dar atenção às disposições de imagens e vídeos inseridos no site. Esse tipo de conteúdo precisa acompanhar o tamanho da tela, evitando quebrar o layout ou ficar "estourado" na página.
É importante também atentar ao tamanho dos arquivos, para que não fiquem muito grandes, o que pode interferir no carregamento da página, pois quanto mais tempo o site demorar para abrir, maior a chance de o usuário sair e acessar o conteúdo desejado em outro local.
Conclusão
O mundo muda muito rápido e as informações são acessadas por todos os lugares. Por isso, é imprescindível se adaptar para não ficar para trás e perder para a concorrência. Seja pela tela de um smartphone, tablet ou desktop, o seu conteúdo precisa estar claro para o receptor.
Aqui, na Witix, desenvolvemos os sites de nossos clientes levando todos esses tópicos em consideração, para que eles atinjam ainda mais seu público onde quer que ele esteja!
Ui designer vector created by vectorjuice - www.freepik.com