15 dicas para lucrar com cursos a distância
Muitos profissionais e empresas estão conquistando cada vez mais alunos online — e lucrando muito. Agora é a sua vez. Neste post, oferecemos algumas dicas para começar o seu ensino à distância.
Robério Gonçalves
Designer
Você é uma pessoa que tem domínio sobre determinado campo do conhecimento, é um profissional de uma determinada área ou possui uma empresa que ministra cursos? Independentemente do seu tipo de criador de conteúdo, 2022 promete ser o ano em que o ensino a distância vai bombar. Aproveite essa oportunidade para lucrar. Em nossa postagem anterior, apresentamos como é e como funciona uma plataforma EAD. Agora, apresentamos 15 dicas de como você pode começar e fazer sucesso com os seus cursos a distância.
1. Defina o seu método de ensino
Há diferentes técnicas e diferentes caminhos para adotar conforme o tipo do educador e do objetivo educacional. Lembre-se de que o método de ensino a distância (ao vivo ou gravado) difere bastante do método de ensino presencial, mas a diferença fundamental entre eles não é que um seja online e outro, presencial — a forma como você entrega o conteúdo é o que mais os tornam diferentes. Seja didático ao máximo. Sempre que possível, use gráficos, desenhos e imagens para ilustrar tópicos. Além disso, consulte literatura sobre aprendizagem e melhore cada vez mais os seus métodos de ensino.
2. Estabeleça um vínculo com os alunos/assinantes
Criar o conteúdo com todo cuidado e atenção deve ser uma de suas preocupações básicas. Ainda assim, muitos alunos terão dúvidas sobre determinados tópicos dos cursos e/ou sobre os cursos como um todo. Certifique-se de que a plataforma contratada ofereça meios de contato com o(s) professor(es) e o gestor dos cursos. Dependendo da plataforma que você escolher, as dúvidas podem ser adicionadas na tela de cada aula, de modo a ficar tudo interconectado. Antes de contratar uma plataforma EAD, tire suas dúvidas sobre esse recurso.
3. Crie enquetes, exercícios e desafios
Enquetes, exercícios e desafios podem ajudar os alunos a assimilarem o conteúdo e validarem seu aprendizado. Dependendo da plataforma contratada, esses recursos devem ser oferecidos por padrão.
4. Sua marca
O seu curso deve ter uma identidade visual. Contrate um designer para criar a marca do(s) curso(s), bem como a tipografia, as cores predominantes e a linguagem visual que dever ser adotadas em toda a plataforma. Além do tipo de metodologia, que também deve seguir um padrão, essa é a forma de o aluno saber que está em sua plataforma, não em outra.
5. Defina o seu público
Busque entender quais são as contribuições genuínas que seus cursos podem oferecer e quais são as expectativas das pessoas em relação ao seu conteúdo, pois isso trará para a sua plataforma alunos fieis e interessados. Mas também não desanime ao perceber que muitos alunos começam e não terminam os seus cursos, pois é normal que muitas pessoas ainda estejam tentando descobrir algo com que se identifique. Depois de algum tempo em que seus cursos estiver online, você entenderá melhor o seu público e poderá, com algumas estratégias, ir em busca dele.
6. Ofereça materiais adicionais
Ao pensar nos seus cursos, você deve explorar tudo o que é preciso para abordar todos os detalhes sobre o conteúdo, mas é fundamental oferecer materiais de apoio (PDFs, textos, links etc.) para que os alunos consigam expandir ainda mais os seus conhecimentos. Para que os alunos não se distraiam e se esqueçam de retornar para o ponto de onde pararam, tais materiais devem ser acessados diretamente na plataforma, preferencialmente organizados por aulas.
7. Valide seu produto
Depois de produzir os seus cursos e antes de disponibilizá-los online, eleja um grupo de testagem. O objetivo é obter feedbacks sinceros, negativos ou positivos, a partir dos quais você pode melhorar seu conteúdo ou, conforme o caso, modificá-lo completamente para torná-lo ainda melhor. O grupo de testagem pode ser pessoas de seu relacionamento ou até mesmo de uma seleção de seus seguidores nas redes sociais. Outra estratégia é lançar um lote promocional limitado pré-lançamento, para que você comece a analisar os feedbacks. Nesta matéria sobre Produto Mínimo Viável, veja as técnicas de como validar uma ideia no mercado.
8. Dê para receber
Você deve estar ansioso para começar a ganhar dinheiro com seus cursos, mas pense na possibilidade de oferecer gratuitamente algum de seus cursos, ou de conteúdos específicos da plataforma. Isso serve para você testar o seu público e, também, conquistar mais alunos, pois os assinantes dos cursos free podem gostar de sua plataforma e indicar para amigos que se interessem por outros cursos pagos oferecidos por você.
9. Ofereça encontros ao vivo
Normalmente, os cursos online oferecem seu conteúdo somente gravado — e não há erro nenhum nisso —, mas é importante oferecer encontros eventuais ao vivo com professores e/ou gestores pedagógicos, para debater algum tópico específico dos cursos ou para abrir um canal para esclarecimentos de dúvidas.
10. Promova seus cursos
Beleza! Seus cursos já estão online e tudo foi devidamente testado. Agora é a vez de você atrair alunos. Há muitas possibilidades, como o Google Adwords e publicidades online, mas você pode começar pelo básico: publicar nas suas redes sociais, principalmente, no Instagram. Uma alternativa interessante é criar um canal no YouTube para produzir conteúdos relevantes cujos temas estejam de acordo com os cursos que você oferece. Assim, você pode promover seus cursos de forma orgânica.
11. Atualize-se
Há assuntos os quais irá abordar em seus cursos cujo conteúdo não será datado, mas haverá outros que necessitará de atualizações periódicas. Nesse caso, não deixe de fazê-lo, para que seu conteúdo esteja sempre moderno – isso evitará muitos feedbacks negativos. Porém, independente de o conteúdo se tornar desatualizado ou não, melhore-o sempre que julgar necessário.
12. Seja transparente e evite burocracias
Desde o momento do checkout (efetiva compra de seus cursos) e durante o período em que o aluno estiver usando a sua plataforma, seja transparente quanto a valores e quais são as regras do negócio. Ofereça a possibilidade de o aluno fazer upgrade ou downgrade do plano de assinatura. Além disso, quando o aluno quiser desistir de uma compra no meio do curso, ofereça essa possibilidade e não faça objeções, nem o encha de perguntas. O aluno irá agradecê-lo por isso, e retornará quando ele estiver interessado novamente.
13. Edição de conteúdo
Certifique-se de que a plataforma escolhida ofereça a possibilidade de o conteúdo ser atualizado tantas quantas vezes você quiser, e que esse processo seja simples e fácil de realizar.
14. Investigue o comportamento de seus alunos
Certifique-se de que a plataforma escolhida para hospedar e oferecer os seus cursos ofereça um analytics para que você possa investigar e conhecer os comportamentos dos seus alunos no consumo de seus conteúdos, tais como: quais são os cursos de maior acesso, bem como os menos acessados; quais são os pontos e/ou módulos em que os alunos costumam parar ou pular; e outros dados, como idade, gênero, localização geográfica etc. Com base nesses conhecimentos, você poderá melhorar a forma como você os produz.
15. Não existe fórmula mágica
Produzir conteúdo online é um esforço contínuo. Não existe mágica! Não espere ficar milionário instantaneamente. Você precisa se preocupar em construir um ótimo produto, divulga-lo e construir um ótimo relacionamento com seus alunos, porque todo o resto vem naturalmente.